
Às vezes, escolhemos um grupo puro, o mais sublime em nossa vida. Viemos a este mundo com um único objetivo: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Às vezes, escolhemos um grupo de amigos , com o qual nos identificamos. E a ele dedicamos nossa amizade, demonstramos amor. Através de nossos gestos , ajudamo-nos mutuamente. Geralmente, colocamos de lado as pessoas que não pensam como nós. Que não agem como nós , que discordam de nossas ideias.
E dizemos em cima do nosso medo e do nosso orgulho:
- Tais pessoas não merecem a nossa amizade porque querem nos prejudicar.
Que pena! Se tivéssemos a humildade de ouvi-las.
Poderíamos derrubar “muros” construídos pela indiferença. E juntos poderíamos crescer ou pelo menos reconhecer que todos temos defeitos e qualidades.
Às vezes, ainda questiono Deus e na minha visão humana pergunto:
- Por que devo amar uma pessoa que só me deseja mal?
E o Senhor responde ao meu coração:
- É a este que você deve fazer o bem, pois ajudar a quem você gosta e muito fácil. O meu amor não faz distinção de pessoas.
Com discernimento e sabedoria que só vem do pai, cultivemos em nossos corações o amor e a misericórdia aos que nos desejam o mal, sem a necessidade de sermos simplórios ou ingênuos, mas agindo com justiça, não a justiça dos homens, que pregam o “olho por olho, dente por dente”.
Mas a justiça daquele que deu a vida por nós, pois sabia o quanto a humanidade erra e continua a ser egoísta, individualista, ambiciosa e cega.
O amor é um sentimento que poucas pessoas conseguem viver verdadeiramente. Somente as pessoas que conseguem ”desarmar” o seu coração diante do próximo e sair da redoma de vidro que criaram para se proteger, para não serem atingidas ou magoadas, conseguem perceber e saborear a grandeza desse sentimento.
Peçamos ao Senhor coragem para amar nosso irmão sem distinção de idade , raça, classe social , religião, de partido político, de interesse próprio ...
O amor verdadeiro leva ao diálogo e gera o perdão, reconhece os defeitos e exalta as qualidades do próximo. Não fala mal do irmão, mas ajuda e reza por ele.
Cirlene de Fátima Iris dos Santos - Professora
댓글