top of page

Colunistas de Cruzeiro do Oeste e Região

Foto do escritorTG Treinamentos

A indignação do cidadão - por Armando Cerci - Bioquímico / Articulista



Confabulava com um velho amigo e ele dizia que estava cansado e indignado. Da política suja, seja, dos impostos absurdos, do salário miserável do povo, de muita gente passando fome, dos crimes hediondos, da falta de acessibilidade aos serviços de saúde pública, da falta de educação, das escolas deficitárias, das manobras e manifestações da mídia, das faculdades federais que são para ricos, e finalmente com a seleção brasileira. Indignado por acompanhar o desenrolar de um processo, e logo tudo cair no esquecimento e não ficam sabendo da decisão final. O denunciado quase sempre consegue encontrar uma brecha legal e acaba sendo inocentado. E isso se repete, não há indignação que resista a tanta impunidade.

Questionava. Que adianta a minha indignação? O que faço com ela? Uma parte da população não tem boa instrução e não luta por seus direitos. Somos um povo acomodado... e na maioria o que ouvimos é que tudo está bom. Às vezes, discorria ele, o brasileiro não luta por seus ideais, é massa de manobra da mídia e do governo. Não exigem do governo contas claras, impostos justos, serviços apropriados e dignos. É triste e ridículo quando se troca votos por cestas básicas.

É preciso mudar a história, mas meio angustiado disse, que é preciso continuar sonhando, e que este sonho tem que ser sonhado por todos, para que a realidade de melhores dias aconteça, com justiça social e igualdade de oportunidades para todos. Acredito que existam outras pessoas que pensem como esse amigo, mostrando a sua indignação, falando o que sentem e enviando isso a outras criaturas humanas, quem sabe isso comece a fazer sentido e tocar aos cidadãos, e quem sabe se torne uma onda, uma onda é pouco, um “tsunami” de indignação, de pessoas prontas para lutar por seus direitos. A educação é fundamental, precisamos educar os homens do futuro e isso não é um velho jargão, é uma verdade. A educação é a base de tudo, é a mais importante de todas as verdades, pois um povo que não tem cultura não tem nada.

A saúde não precisa de novos impostos, precisa que os governantes sejam dignos, que lutem contra a corrupção e os desvios de verbas, que tomem “vergonha na cara” e comecem a fazer o que é certo e o que é justo. Não podem esquecer os governantes que são empregados do povo. O povão que paga tantos impostos tem o direito a um serviço de qualidade. Não se admite que no serviço publico o cidadão seja enganado e ludibriado. É chegada a hora de banir a desfaçatez, a imprudência e a mentira, e glorificar a verdade.

Precisamos de uma mídia responsável que seja capaz de publicar o que realmente o povo precisa saber e quem ousa a fazer e quem de fato deixou de fazer ou ficou calado.

Ao final disse esse prezado amigo, que nada adianta o seu desabafo e que ninguém iria publicar, e se publicado ninguém iria ler, até porque o texto é um pouco extenso, sem piadinhas. Muitos não vão dar sequer atenção, e muitos podem até dizer que “ele quer aparecer”, ou até o “ cara ficou pirado”. NÃO! Você não é nada disso. Você meu amigo, quer mesmo é chamar a atenção das pessoas para a triste realidade de nosso país.

Você é um brasileiro que trabalha, estudou, tem filho que estuda, levanta cedo, tem um salário pequeno, casa modesta, contas a pagar. Alguém poderia dizer que estou fazendo a minha parte, que apesar de tudo sobrevivi, e que o problema não é meu... porém acredito dizia ele, que o problema é meu, é seu, do seu amigo, dos seus pais, filhos, dos empresários, políticos... e de todos os que acreditam que vale a pena lutar por esse País e por esse nosso povo. Encerro enaltecendo com orgulho o manifesto feito por este cidadão, e ao mesmo presenteá-lo com o que diz o escritor, teólogo, filosofo Santo Agostinho....” a esperança tem dois filhos : a indignação e a coragem. A indignação nos leva a não aceitar as coisas como elas estão; a coragem em mudá-las”


Armando Cerci Junior

BIOQUÍMICO

0 comentário

コメント


bottom of page