Estamos em 2018 e as pessoas ainda acreditam que existem “regras gerais” quando o assunto é saúde.
O fato é que a INDIVIDUALIDADE tem que ser respeitada, seja na Odontologia, onde por exemplo: seu filho chupa chupeta e largou o hábito sozinho sem ter danos na dentição - não é assim pra todo mundo. Ou ser mais abrangente na escolha dos alimentos que ele irá consumir, inclusive, vale frisar a importância de aderir a restrição a ingestão de açúcares refinados/simples até os 2 anos de idade (pois acredite, a criança não passa vontade ou sofre por ver adultos ingerindo esse tipo de alimentos, até porque ela desconhece esse sabor), ou até quando houver o consumo desses alimentos evitar fazê-lo de forma intervalada, ou seja, de forma que a criança coma um doce agora, daqui a 20 minutos um pão. Isso faz com que o pH bucal se altere de forma a favorecer o desenvolvimento da temida cárie. No entanto, para os que se abstêm desse tipo de dieta estarão sujeitos a vantagens, visto que essa é uma fase em que está sendo determinado o tipo de microbiota do ambiente oral.
Além dos cuidados, desde bebê com a higienização após as mamadas, escovação com a escova de dentes e pasta com a quantidade de flúor adequadas, são fatores que favorecerão a prevenção de cáries como estamos nos referindo neste texto.
Sabemos que estamos cercados de dicas que passaram de geração em geração e elas têm seu valor sim, pois perpetuaram, não é?
Mas se puder deixar uma dica aqui é a de buscar sempre um profissional apto para auxiliar no processo de educação de higiene bucal do seu filho, a fim de conhecer também as melhores opções em casos onde ele tem o hábito de chupar chupeta ou mesmo se ele ainda mama na mamadeira ou até em idades mais avançadas, onde os hábitos são de por lápis na boca por exemplo. Enfim, fica o alerta: nem tudo que se lê nas redes sociais, aplica-se na vida prática do seu amigo, parente porque já funcionou para você. Lembre-se INDIVIDUALIDADE é a chave! Visite e tire suas dúvidas com um profissional dentista.
A prevenção ainda é o melhor tratamento.
Dra. Mariana Paizana Iris
CRO-PR 26.971
Siga-me nas redes sociais
Facebook: Mariana Paizana Iris
Instagram: mari.pzn
Comments