top of page

Colunistas de Cruzeiro do Oeste e Região

Foto do escritorTG Treinamentos

Influência da alimentação na saúde bucal das crianças - por Mariana Paizana - Dentista


Com a Páscoa se aproximando, a preocupação com a grande ingesta de doces, principalmente chocolates, preocupa os pais evidentemente com a consequência de cáries na dentição “de leite”.


Algumas dicas práticas que se pode dar são:

  • Não permitir o consumo intervalado, pois, impede que o ambiente bucal restabeleça o pH adequado, por exemplo: ao invés de comer um pedaço do doce agora, outro daqui a 5 minutos e assim, consequentemente, estabeleça a quantia que a criança consiga consumir numa única ocasião e escove os dentes alguns minutos depois. Ao contrário do que pode parecer, escovar os dentes imediatamente após comer, não é interessante;

  • Não estabeleça limites de consumo com palavras negativas, elas podem dar ideia de restrição absoluta, podendo ocasionar episódios de compulsão quando o então alimento restrito for liberado. Sugira com paciência a quantia da guloseima e explique o porquê de ser bacana comer de pouco em pouco.

Sempre é válido enfatizar a importância de dar atenção ao que é ofertado aos pequenos. Num “mundo ideal” conseguir estabelecer uma alimentação rica em frutas, verduras e proteínas pode influenciar na qualidade do sistema imune, favorecendo o aparecimento de doenças bucais em tecidos moles como lesões por trauma, infecciosas e imunológicas como: candidíase bucal, úlceras traumáticas,

gengivo-estomatite herpética, mais comumente incidente nas crianças.

Alimentos que auxiliam na limpeza dos dentes devido à textura podem, inclusive, ajudar na prevenção do mau hálito (halitose), cáries, gengivite (inflamação da gengiva). São: maçã, cenoura, pepino, lascas de coco, castanhas em geral, melancia e pera. Até gomas de mascar sem açúcar consumidas eventualmente podem ser colaborativas para quando se come fora e não se consegue realizar a higiene oral adequada.

Para sanar o problema no caso da cárie, mais comum, duas dicas são importantes: investir na educação sobre higiene bucal levando seu filho ao dentista com regularidade e equilibrar a dieta. Assim, se a escovação e a alimentação forem supervisionadas da maneira certa, tudo estará sob controle.

0 comentário

Comentarios


bottom of page