top of page

Colunistas de Cruzeiro do Oeste e Região

Foto do escritorTG Treinamentos

O que você precisa saber sobre o dente do siso - Dr. Tiago Moura - Assessoria de Imprensa


Cirurgião-dentista da Clínica Moura, Dr. Tiago de Moura responde às principais perguntas sobre o assunto.


Por nascer geralmente quando a pessoa está entrando na vida adulta, o Siso é conhecido popularmente como ‘Dente do Juízo’. Os últimos molares de cada lado do maxilar são também os últimos dentes permanentes a nascerem e, em quase todos os casos, geram um certo desconforto. Embora considerado por muitos um dente problemático, não é preciso uma preocupação maior em relação aos sisos: basta visitar um dentista regularmente e seguir as instruções do profissional.

Por conta da complexidade, os sisos provocam alguns questionamentos nos pacientes. Quem responde às principais dúvidas sobre o assunto é o cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial Dr. Tiago Nascimento de Moura, coordenador da Clínica Moura, localizada em Cruzeiro do Oeste (PR).


- Todo mundo tem os quatro sisos aparentes?

Não. Há pessoas que podem não apresentar alguns dos sisos ou até mesmo nenhum deles. Na grande maioria das vezes, no entanto, surgem os quatro sisos: dois inferiores e dois superiores, podendo estar aparente na boca ou não, ou seja, retido ou impactado na arcada (dentro do osso). Por isso é importante que o paciente visite o cirurgião-dentista para identificá-lo.


- Sou obrigado a extrair os sisos para manter a saúde bucal?

Não. A remoção só é necessária se o nascimento do terceiro molar atrapalhar o alinhamento da arcada dentária, causar dor ou predispor o desenvolvimento de uma lesão óssea . É pouco comum que os dentes do siso nasçam perfeitamente, mas pode ocorrer.


- O siso interfere no alinhamento dos dentes?

Sim. Como ele é o último dente a nascer, existe a possibilidade de não ter espaço suficiente na boca para acomodá-lo com perfeição. Nestes casos, a sua presença pode atrapalhar a movimentação dentária dos demais. É importante lembrar, no entanto, que o dente do siso não tem força para entortar os demais dentes já existente na boca, como muitos pensam.


- Posso tirar os quatro sisos de uma vez?

Não só pode, como é a melhor opção entre os profissionais. É importante que o paciente saiba que o pós-operatório demanda um certo tempo de repouso, uso de medicação e até mesmo uma dieta especial. Por conta deste período conturbado e que afeta drasticamente a rotina das pessoas, a melhor solução é que todos os dentes do siso sejam retiramos de uma vez para que o paciente não precise passar por mais de um processo pós-operatório. Além disso, a remoção somente de dois dentes de um mesmo lado, somado à tentativa postergar a remoção dos outros dois com o objetivo de se alimentar/mastigar normalmente do lado oposto é um mito, pois o processo inflamatório gerado na exodontia acarreta limitação de abertura de bocal de ambos os lados.


- Qual a melhor idade para remoção dos dentes do siso?

A idade ideal para intervenção cirúrgica é dos 16 aos 18 anos. A vantagem de retirá-lo com essa idade é que nesta fase as raízes ainda não estão totalmente formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável, o que permite um processo operatório mais tranquilo para o cirurgião e também para o paciente. No entanto, nada impede que os dentes sejam retirados já na fase adulta.


- Que cuidados preciso tomar caso eu não precise retirar o siso?

Quando presente na boca, a limpeza é o principal problema quando os sisos não são retirados. Por estar localizado no fundo da arcada dentária, o terceiro molar é complicado de ser alcançado pela escova de dentes e também pelo fio dental, o que exige a limpeza periódica com o auxílio de um cirurgião-dentista. Já quanto aos dentes não estão presentes na boca, torna-se necessário um acompanhamento radiográfico de rotina para observar seu desenvolvimento e identificar qualquer possível crescimento de lesão intra-óssea.


- Posso esperar que uma dor no siso vá embora sem nenhum tratamento?

Não. Toda dor em qualquer parte do corpo é um sinal de problema, e nos dentes não é diferente. Em geral, ocorre uma inflamação nos tecidos gengivais ao lado dos sisos quando os dentes não estão totalmente erupcionados. Nestes casos, é preciso procurar imediatamente um dentista para avaliar a necessidade de remoção do dente ou limpeza da bolsa periodontal. Outro procedimento que pode ser realizado nestes casos é uma cirurgia de ulectomia, com o objetivo de retirar o excesso de gengiva ao redor do siso, o que facilita a higienização diária.


- Sorvete e itens gelados ajudam na recuperação da cirurgia para retirar os sisos?

Depois da remoção, deve-se ingerir sorvete ou outros alimentos gelados por 48 horas, além de manter uma alimentação líquida ou pastosa durante os dois primeiros dias após o procedimento. Também é preciso evitar atividades físicas e sol, para garantir um menor inchaço e ausência de sangramentor. Um bom tratamento é realizar compressas de gelo na parte externa da boca de hora em hora, por 15 minutos.


Clínica Moura

A Clínica Moura conta com profissionais qualificados para avaliar, indicar a executar procedimentos cirúrgicos no dente do siso e em todos os outros processos que envolvem a face. Os cirurgiões-dentistas trabalham com materiais específicos para o ato operatório e até mesmo para o controle de possíveis complicações, como hemorragia transoperatória e lesões nervosas pós-operatórias (laserterapia). As cirurgias no local são realizadas com base na segurança e saúde do paciente, utilizando inclusive monitores de sinais vitais.

Os profissionais ainda estão capacitados para sedar o paciente de acordo com a necessidade da cirurgia, seja ela via oral ou endovenosa. Ainda existe a possibilidade do procedimento ser realizado em um centro cirúrgico de um hospital, caso seja de maior complexidade e da vontade do paciente.

Na clínica, os profissionais ainda trabalham com a prescrição de medicações que antecedem o ato cirúrgico, com o objetivo de evitar ou diminuir complicações durante todo o processo. A medicação pós-operatória ainda é realizada de acordo com a especificidade de cada paciente. Os profissionais também prestam assistência aos pacientes após o período operatório, além de estarem capacitados para encaminhá-lo ao internamento hospitalar em qualquer etapa do processo, caso seja necessário.

A Clínica Moura, é um centro de tratamento e reabilitação oral localizada no Centro de Cruzeiro do Oeste. Sob a coordenação do cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial Dr. Tiago Nascimento de Moura, a clínica conta com materiais e equipamentos de ponta para fazer com que o atendimento ao paciente seja o mais breve e confortável possível. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Os serviços podem ser agendados através do telefone (44) 3676-1257. O endereço é Avenida Brasil, nº 2.106, próximo à unidade dos Correios.

0 comentário

Comments


bottom of page