Lesão na boca pode progredir se não houver tratamento adequado. Vírus não tem cura, mas pode ser controlado pelo paciente com cuidados diários.
O herpes labial (também chamado de herpes bucal) é uma forma de infecção viral contagiosa caracterizada por uma ferida ou um conjunto de bolhas nas proximidades dos lábios ou até mesmo dentro da boca. A principal causa da doença é o contato com pessoas contaminadas, seja através do beijo ou até mesmo do simples compartilhamento de objetos pessoais, como copos, talheres e batons, por exemplo. A transmissão também ocorre por meio do sangue, saliva ou secreções.
De acordo com o cirurgião-dentista e diretor da Clínica Moura, Dr. Tiago Nascimento de Moura, a lesão começa com prurido (coceira) geralmente no lábio, seguido de eritema (manchas vermelhas) e por fim o aparecimentos de vesículas (pequenas bolhas esbranquiçadas) que podem progredir de tamanho se não houver tratamento adequado até a sua ruptura, com formação de úlceras e resolução do caso, período esse que pode perdurar por aproximadamente 15 dias. A doença é crônica e não tem cura, mas pode ser controlada e evitada quando em estágio inicial através de tratamentos odontológicos associados a medicações.
Além dos sinais locais, os principais sintomas são a dor local, dor de garganta, febre, queimação, sensibilidade nos lábios e dor ao engolir. Estas características podem persistir por semanas. Caso elas não desapareçam, é preciso procurar um profissional imediatamente para fazer exames complementares, para avaliar se a infecção viral não está alertando para uma baixa significativa no sistema imunológico, causada por doenças mais agressivas.
O que fazer?
Ao perceber os primeiros sintomas, o paciente deve procurar um dentista para confirmar o diagnóstico e ser tratado e medicado adequadamente. Além dos medicamentos via oral, existem tratamentos com laser e pomadas tópicas que também ajudam no processo de cicatrização e evitar o aparecimento das vesículas.
O tratamento com o laser terapêutico faz com que haja uma aceleração das etapas e do processo de cicatrização, além de aumentar o espaço de tempo entre as recidivas. O processo é indolor e bastante rápido.
Se o laser for aplicado logo no início da lesão, pode regredir antes mesmo de aparecerem as vesículas (bolhas). Normalmente são necessárias de 2 a 3 sessões. Uma das vantagens da laserterapia é o rápido retorno às atividades normais, de lazer ou de trabalho, além da redução ou eliminação do uso de medicamentos. O procedimento é a tecnologia mais avançada para o tratamento.
Clínica Moura
A Clínica Moura é uma opção em Cruzeiro do Oeste para a utilização da laserterapia no tratamento contra a herpes bucal. Os profissionais da clínica são capacitados para atender o paciente de acordo com o grau da lesão e, se necessário, indicar tratamentos alternativos e paralelos para agilizar o processo de cicatrização. A Clínica Moura é um espaço completo para o tratamento e reabilitação de qualquer procedimento oral e bucomaxilofacial, e fica localizada na Avenida Brasil, nº 2.106, no Centro da cidade. O telefone para agendamento de consultas é o (44) 3676-1257.
Comments