top of page

Colunistas de Cruzeiro do Oeste e Região

Foto do escritorTG Treinamentos

Mulheres, todos os dias são nossos - por Francielle Morelli - Psicóloga

Publicado originalmente no Portal da cidade de Cruzeiro do Oeste.


Tão belas e tão Guerreiras. Antes mesmo do ano de 1857 as mulheres trabalhadoras já tinham claro o que era preciso para uma sociedade desenvolvida. Realizavam encontros para reivindicarem seus direitos nas indústrias escravistas e em uma sociedade o qual eram reprimidas e marginalizadas. Eram percebidas como não sendo importantes, mas jamais descartadas, sua dedicação, força de trabalho e cuidados não podiam ser delegados, no entanto, sempre a aquém do mundo social. Foram muitos os fatos massacrantes e datas que marcaram e deram origem a data simbólica do Dia Internacional da Mulher, hoje celebrado no dia 08 de março, não podendo ser esquecidos, nem distorcidos, tão pouco serem considerados vazio de conteúdo.


Entender que a luta da mulher por melhorias nos espaços privados e públicos (política, trabalho, religião, família, sociedade e onde quer que ela esteja), não trata-se apenas de defender os direitos das mulheres, ou um capricho ou egoísmo feminista, mas sim buscar melhorias em todos os espaços onde existam pessoas, merecendo respeito, zelos, cuidados e segurança, onde cada qual contribui com o que pode a partir de suas experiências e vivências, proporcionando direitos dignos a todos. A luta da grande Guerreira é pela igualdade social entre homens e mulheres, desde o pequenino ao mais velho, tratando com dignidade e respeito as diferenças biológicas, não sendo este último, um pretexto para tratar a mulher com subordinação e inferioridade.


Mulheres, todos os dias são nossos, mas este dia é especial. Se o fardo estiver pesado, descanse, mas não deixe que as dificuldades a impeça de caminhar. Se tiver vontade de chorar, chore, o choro não é sinal de fraqueza. Se o medo rondar, espere, reflita, você terá a capacidade de encontrar o melhor caminho. Se errar, relaxe, tenha certeza que algo você aprendeu. Caso duvidem de sua sabedoria, pergunte a si mesma: “quem disse que devo ter todas as respostas?”. Caso desacreditarem de sua capacidade, lembre-se, você sabe do seu potencial. Caso sinta-se humilhada, respire fundo, quem o fez precisou fazer para sentir-se melhor, não é com você, o problema é da pessoa e não seu, não abaixe a cabeça. Se for exigido sofisticação, reflita, a humildade não caiu de moda. Se determinarem que você seja de tal forma, “opa”, puxe o freio, quem te ama, não te molda para que seja como ele desejar. Se tiver que mudar, mude, você não é obrigada a ser sempre a mesma, mas mude por você. Se exigir que seja demais, “qual a necessidade?” Seja você, com tudo o que puder ser. Dê o brilho no olhar que só você pode levar.

0 comentário

Comments


bottom of page