top of page

Colunistas de Cruzeiro do Oeste e Região

Foto do escritorTG Treinamentos

Lentes de Contato: a tecnologia na Odontologia - por Mariana Paizana Íris - Dentista

Atualizado: 10 de fev. de 2018



Nova “febre” dos tratamentos estéticos na odontologia, as lentes de contato recebem esse nome por serem peças finas (<1mm) em comparação com as facetas (1mm ou mais), mas isso não significa que necessariamente gerem pouco desgaste como é muito difundido por aí. Alguns dentes que estão posicionados muito para frente podem sofrer muito desgaste para receber uma lente, enquanto em outros casos, um dente posicionado muito para trás pode receber uma faceta sem sofrer quase nenhum desgaste. Caberá ao seu dentista a análise de qual será o ideal para seu sorriso, ressaltando sempre a individualidade de cada rosto, arcada e ideal de beleza buscado.

Apesar de ser um dos tratamentos mais procurados hoje em dia nos consultórios, as lentes de contato são indicadas para todo mundo?

Primordialmente, as indicações são para os seguintes casos:

  • insatisfação com o tamanho dos dentes ou pacientes com “espaço” significativo entre os mesmos (diastema), dando uma aparência infantil ao sorriso;

  • alterações significativas de cor, manchas relevantes nos dentes, de forma que não seja viável a melhora por meio de um clareamento dental;

  • dentes que passaram por muito desgaste ao longo da vida, que apresentem fraturas em decorrência de traumas;

  • alterações de forma ou de tamanho (incisivos laterais conoides);

  • pacientes insatisfeitos com tratamento ortodôntico ou que não disponham de tempo para realizar o mesmo. As lentes são uma opção “rápida” para a correção de um desalinho não muito discrepante.

O protocolo para instalação das lentes exige um treinamento técnico apurado e domínio dos procedimentos de cada etapa.É interessante que o paciente saiba o passo a passo, a fim de participar ativamente e programar-se para cada uma deles.

Numa primeira consulta são feitos: exame clínico, moldagens, exames radiográficos (auxiliando na avaliação da saúde bucal e base do planejamento individual de cada elemento dental) e tratamento gengival, tendo em vista que gengivas inflamadas são volumosas e atrapalham o posicionamento correto dos laminados.

Na sequência, caso ainda não tenha sido realizado, faz-se o clareamento dentário, previamente a uma limpeza profissional e só então será apresentado ao paciente o planejamento do tratamento, pondo em pauta alterações e possibilidades de resultado de acordo com o esperado pelo paciente e pautado no que é viável pelo cirurgião dentista.

Adiante e sendo então a parte mais delicada e demorada do tratamento, realiza-se a seleção da cor, preparos da superfície dental (muitas vezes dispensados para lentes de contato dental) e ao contrário das facetas, as lentes de contato dispensam provisórios, utilizam-se os “mock-ups”, que são simulações com resinas bisacrílicas no formato final do tratamento aplicadas sobre os dentes, a fim de que o paciente vislumbre com mais precisão o resultado final.





(imagens na sequência: dentes naturais; dentes com o primeiro “mock-up” – previsão final e terceira imagem com o mock up ajustado quanto a cor e formato.)

Resumidamente, faz-se o teste dos laminados cerâmicos julgando se há necessidade ainda de algum ajuste ou alteração para assegurar uma adaptação perfeita e só então cimentá-los. Averigua-se a adaptação da gengiva, mordida, garantindo que tudo se encaixe ao planejamento, para, por fim, liberar o paciente para uma vida normal com seu novo sorriso.


Resultado Final*


Seu sorriso é seu cartão de visita. Confiança, autoestima e bem-estar estão, sem dúvida, aliados a um sorriso saudável e bonito. Visite seu dentista periodicamente.

Dra. Mariana Paizana (CRO-PR 26.971)
PERFIL NO FACEBOOK: Mariana Iris
INSTAGRAM: @mari.pzn
0 comentário

Comments


bottom of page