Escola ainda é lugar de aprender - por Edeliar Torres Saraiva – Professora de Língua Portuguesa
- TG Treinamentos
- 7 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Quando vi essa postagem no Facebook, pensei logo: “Vou escrever sobre isso”. É essa a realid
ade pelas quais grande parte das escolas passam. O celular está presente nas bolsas dos alunos, nos bolsos, no estojo ou nas mãos, isso dentro da sala de aula.
Mas não existe uma lei que impede que isso aconteça a não ser que seja usado como instrumento pedagógico? Muitos devem ter feito essa pergunta, acredito.
Porém, pergunto também: nós cumprimos as leis no Brasil? Nem sempre. É muito difícil o trabalho do professor dentro da sala de aula, pois ou ele vive num embate constante com a maioria dos alunos, ou muitas vezes procura não se indispor, pois quer que o espaço
sala de aula seja de harmonia.
A situação é conflitante. E digo que a tendência é piorar neste sentido. Se a Lei existe e diz que não se pode usar em sala de aula, é preciso que as famílias conversem com seus filhos em casa para evitar que o problema recaia sobre os professores, pedagogas e direção.
É preciso que cada um assuma suas responsabilidades. Por que uma criança do 6º ano precisa levar celular para a escola? Se ocorreu algum problema em casa, é só os pais ligarem para a secretaria das Escolas e imediatamente serão atendidos.
Por que falo apenas do 6º Ano? Falo da realidade que conheço. Se eles aprenderem que não podem desrespeitar as leis, no 7º, 8º e sequenciais, não o farão.
O professor precisa dar aula, não pode gastar seus minutos preciosos chamando atenção de aluno, indispondo-se com eles. Ele precisa ser educado em casa também, nesse sentido. O trabalho conjunto, trará bons resultados.
Querem uma educação efetiva, s
enhores pais? Ajudem a escola do seu filho a oferecê-la. Façam sua parte.
E você, adolescente ou jovem, que muitas vezes não ouve seus pais, pense: como você acha que pode ter um futuro com maior qualidade de vida dentro da legalidade, apenas trabalhando com dignidade? Para isso, o estudo é essencial. Não perca tempo com futilidades na escola, principalmente na sala de aula. Use seu tempo para aprender, só você lucrará com isso.
Acha que estou falando besteira? Daqui há alguns anos, quando seus amigos estiverem usufruindo de tudo que a Escola lhes ofereceu, você dará razão. Pena que você já terá sofrido alguns anos e talvez não recupere o tempo perdido. Vai querer que seus filhos vivam os sonhos que você jogou fora. Será justo? Eles terão os próprios sonhos...
Comments