Maria Helena Bertoco Rodrigues
Desenvolver um projeto escolar dessa natureza é reavivar a história que está guardada em cada um que fez parte da construção deste Colégio.
Quantos diretores, ao longo desses 60 anos! Quantos professores! Quantos funcionários! Quantos alunos! Fizemos o levantamento da quantidade em uma década. Resultado: mais de 12.000 alunos! Imaginem em seis décadas!
Pelo Colégio Tamandaré passaram muitos alunos que, hoje, destacam-se profissionalmente em Cruzeiro do Oeste e em outros centros.
Pelo Colégio Tamandaré passaram milhares de alunos que hoje têm sua família formada e exercem o papel de pai ou mãe embasados em valores, em princípios.
Pelo Colégio Tamandaré passaram várias famílias que aqui matricularam seus filhos, pois, confiaram na Educação oferecida. Confiaram nas direções, nos professores, nos funcionários.
Quantos professores se solidificaram na sua docência ministrando aulas no Colégio Tamandaré. Com o mesmo empenho, quantos funcionários fizeram dessa escola, não apenas um local de trabalho, mas também, o lugar onde podiam produzir, contribuir com a Educação em Cruzeiro do Oeste.
Desenvolver o projeto Tamandaré - 60 anos, com a Equipe Tamandaré, despertou a necessidade de se respeitar o passado! Vivemos em um tempo onde tudo é descartável, com valor imediato, passageiro. Não podemos ensinar isso aos nossos alunos. O passado solidifica o presente e projeta o futuro. O projeto nos alicerçou ainda mais nesse sentido.
Tivemos o prazer de, durante a abertura do projeto, receber da Câmara Municipal de Cruzeiro do Oeste, uma MOÇÃO DE APLAUSOS pelos 60 anos de apoio à Educação, prestados pelo Colégio Tamandaré. Quando recebi o prêmio, através das mãos do proponente, vereador Percival Pretti, dediquei-o aos diretores anteriores, que assim como eu, sonharam, lutaram trabalharam para que o Colégio Tamandaré tivesse o respeito que tem. Aos diretores que assim como eu tiveram consciência de que esta é uma Escola Pública e deve ser aberta a todos, pois não se vive a democracia apenas na teoria. Democracia é uma prática constante e disso nos orgulhamos.
Os dois dias de apresentação do projeto nos trouxe alegria. Através das mídias sociais, recebemos mensagem de ex-alunos e ex-professores nos parabenizando por realizar um evento de resgate de uma história viva dentro de cada um deles. Foi possível entrevistá-los e expor as entrevistas.
Quero agradecer aos professores que nos deram depoimentos falando sobre sua trajetória no Colégio Tamandaré. Depoimentos que foram apresentados em vídeo para a comunidade durante os dois dias.
Minha gratidão a todos os professores que, juntamente com seus alunos, expuseram seus trabalhos para enriquecer ainda mais o evento. Agradeço também à comunidade de Cruzeiro do Oeste por prestigiar um trabalho, que ao nosso ver, foi muito significativo.
Um agradecimento especial à professora Maria Florinda dos Santos Risseto pela colaboração. Foi muito importante o apoio que ela nos deu nesse projeto.
Durante o período em que estive em frente à direção do Colégio Tamandaré, já organizei com toda equipe inúmeros projetos, porém, gostaria de ressaltar que alguns tiveram significado especial, dentre eles, projeto “Tamandaré - 60 anos”.
Muito obrigada a todos.
Maria Helena Bertoco Rodrigues – Diretora do CEAT
A Professora Maria Florinda Santos Risseto recebeu um convite especial para participar da abertura do projeto Tamandaré 60 anos. Ela foi coordenadora do Colégio Tamandaré por longos anos. Seu marido, João Risseto (in memorian) foi diretor do Colégio.
Para resgatar a memória fotográfica do Colégio Tamandaré durante esses 60 anos, foi montada um laboratório fotográfico com cerca de 3000 fotos. Um trabalho realizado com a colaboração das professoras Maria Luzia Ramos e Celina Kurihara.
Durante o evento, um encontro especial entre a professora Maria Luzia Ramos, Maria Florinda Risseto, a Vereadora Imaculada e a Diretora do Tamandaré, Maria Helena Bertoco.
Quem não visitou o laboratório fotográfico durante o evento, poderá fazê-lo durante o mês de Fevereiro, no Colégio Tamandaré.
Emocionada, a Professora Florinda posou diante a galeria de fotos dos ex-diretores do Colégio Tamandaré. São eles: Selpha Miranda D'ávila, Adelina Kawano D'ávila, Maria Aparecida Morena, João Risseto Filho, Maria Helena Bertoco Rodrigues, Neuza Tozzo, Maria Helena Bertoco Rodrigues e Maria Helena Bertoco Rodrigues.
Maria Helena Bertoco e Maria Florinda Risseto representam épocas distintas frente à direção do Colégio Tamandaré, porém a luta em prol da educação é a mesma.
No evento, a participação dos professores e funcionários do Colégio Tamandaré. A sala de Língua Portuguesa marcada pela presença das professoras Francielle Macedo, Ana Paula Alegre, Maria Luzia Ramos e Jucelina Andrade.
Comments