Sou Neuza Libaneo, atualmnte, resido em Milão, Itália. Em 2001, saí do Brasil, pensando no futuro, querendo melhorar minha situação financeira, pois tinha uma filha para estudar na época, ela estava com dez anos e hoje é estilista numa cidade considerada um dos maiores centros de grandes marcas. Ela se chama Thais Libano Beliato.
Eu trabalho 8 horas por dia, em duas residências. Meu marido Bio trabalha como pintor.
Ao me mudar para a Itália, muita coisa mudou na minha vida. Outros costumes, clima, enfim. Na alimentação do povo de lá, não falta fruta e pão, já me habituei. Quanto ao clima, são 2 meses de verão: julho e agosto com um calor de 40º graus. Nos outros meses, frio intenso, que chega a 4º graus negativos.
Moro próximo a Fiorini e a Verona, cidade de Romeu e Julieta. Conheci a Suíça e quase toda a Itália. Toscana, Veneza e Roma são minhas cidades preferidas.
Os italianos são muito conservadores. Porém, para os brasileiros, abrem as portas, pois gostam da alegria deles e do falar cantado.
No pouco tempo em que estou aqui, vi que o assunto dos jornais é CORRUPÇÃO. Na Itália não é diferente. Essa é uma deficiência de caráter mundial.
No futuro, pretendo voltar para o Brasil, é meu país. Mas no momento, estou feliz na Itália. Comparando os preços, vi que o custo de vida aqui no Brasil é absurdo. Na Itália, todo mundo vive bem, alimenta-se bem, tem vida digna. Diferente do que ocorre no Brasil.
Há um zelo especial, por parte do governo, com a saúde em todos os sentidos. Comida é barata e remédios também.
Milão é a capital da moda. De lá, ela vai para outros países. É uma cidade rodeada de galerias, com todas as marcas famosas. Meu sonho era estudar minha filha, conseguimos. Ela fala quatro línguas: Inglês, Espanhol, Português e Italiano.
Agradeço a Deus por nos dar coragem para mudar de país e realizar nossos sonhos. Mas... a saudade do Brasil é imensa!
Milão - o lugar que a vida me reservou
Comments