top of page

Colunistas de Cruzeiro do Oeste e Região

Foto do escritorTG Treinamentos

Lembranças de Francisco Mena Fernandes (Seu Chiquinho do Cartório) - por Edeliar Torres Saraiva


Ana Claudia G. Mena, Fernando Mena, Eliene Mena, Seu Chiquinho e Roberto Machado


Francisco Mena Fernandes

Estudou no Colégio Santa Maria em Cruzeiro do Oeste, fez o Curso Técnico em Contabilidade (relembra o professor Ramiro). Formou-se em Direito em 1978 no Instituto Paulista de Ensino Superior (São Carlos - SP). Casado há 54 anos com Suzana de Sousa Fernandes. Tem apenas uma neta: Larissa de Souza mena Colombo.

Francisco Mena Fernandes, o seu Chiquinho do Cartório. Mora em Tapejara, mas desde 1970 trabalha em Cruzeiro do Oeste. Quando pergunto “Por que não se mudou para nossa cidade?” Com um sorriso sem pressa (se é que existe), ele me responde que sua esposa é professora concursada em Tapejara. Um dos dois deveria se deslocar todos os dias para trabalhar, melhor que fosse ele. Fala com carinho dela, Suzana de Souza Fernandes.

Tiveram três filhos: Wagner, Eliene e Marcos Fernando. Só o Wagner não trabalha no Tabelionato.

Fala de Cruzeiro do Oeste com carinho, sente-se pertencente à cidade, são 47 anos aqui. Sorridente, pergunta quanto vai custar para publicar esta matéria. Digo que nada. Sorrindo me diz que então quer falar bastante.

Ressalta que se dá bem com todos em Cruzeiro do Oeste. Quando lhe pergunto sobre política, diz que se lembra com saudade do ex-prefeito João Ferreira. Para ele, um homem muito digno e honesto.

Continuando na linha das lembranças, diz que foi Diretor Social do Tênis Clube, seu se rosto ilumina. Sua filha Eliene, seu filho Fernando e Roberto Machado, também participam da conversa. É muita lembrança. É muita coisa para contar.


Seu Chiquinho relembra que durante sua gestão contratou TRENS DO RIO, CASSINO DE SEVILHA, LEOPOLDO E SUA ORQUESTRA, JAIR SUPERCAP, ANGELA MARIA, AGNALDO TIMÓTEO, NELSON GONÇALVES, OS INCRÍVEIS, MILTON PAVESI e CARLOS GONZAGA para fazerem shows e animação de

bailes no Cruzeiro Tênis Clube.


Sua filha Eliene se lembra com saudade dos bailes de carnaval que ocorriam na época, bailes onde as famílias participavam, tudo com muito respeito. Ela se lembra do seu Baianinho, grande cantor carnavalesco.

Com saudade, ele relembra que CHACRINHA também se apresentou, gratuitamente, faz questão de frisar. Diz

que foi Diretor Social de 1967 a 1975. Os

diretores do Cruzeiro Tênis Clube eram Dr. César Valeixo (Juiz de Direito) e Dr. Valter Botan (Advogado).


Quando pergunto o que pensa sobre nossa cidade, diz que ela saiu de um período de decadência e que com a administração do Zeca Dirceu e do Valter Rocha, houve valorização dos imóveis. Quanto ao atual prefeito, Beto Sobrinho, ele afirma que está fazendo uma excelente administração, cercado de bons assessores.

Devo confessar que eu me diverti muito com essa entrevista. Parecia mais uma roda de bate-papo entre mim, seu Chiquinho, Eliene, Fernando e Roberto. Onde foi? No Cartório.


Edeliar Torres Saraiva

0 comentário

Comments


bottom of page