Falo da cidade de São Francisco do Sul - SC com um misto de saudosismo e orgulho.
Saudosismo porque essa cidade fez parte da minha infância e parte da minha juventude. Meus avós maternos moravam lá, além de muitos familiares. Era o lugar onde minha mãe, Maria José Nóbrega (in memorian) e minhas tias Rute e Gladys se reuniam.
Eu, minhas irmãs e primas temos muitas histórias para contar, histórias vividas em São Chico, como chamávamos.
Sinto orgulho porque essa é uma cidade histórica, com uma riqueza cultural muito grande, faz parte do início da construção do Brasil. Sempre foi muito visitada por pessoas que valorizam a cultura brasileira. Tenho no sangue o gosto pela História, que aprendi com minha mãe. É um lugar que tenho prazer em levar minha família.
Marcus Nóbrega Gomes (Funcionário Público)
As ruas da parte antiga de São Francisco do Sul, são pavimentadas com pedras irregulares, contrastando com a beleza dos casarões antigos.
Ruas estreitas com paralelepípedos.
Viajar é sempre bom, é tempo de rever a família. Foi isso que me aconteceu. Depois de muito tempo, revi minha tia Gladys e minhas primas. Foi um encontro maravilhoso! Senti a presença de minha mãe.
Marcus Nóbrega Gomes
Casarões Históricos
Prédios quase tão antigos quanto a cidade encontram-se distribuídos pelas ruas de São Francisco do Sul, criando um ar melancólico, trazendo saudades de um tempo que já passou e não volta, deslumbrando turistas que deixam transparecer a emoção em seus rostos ao desfrutarem da beleza visual da Ilha de São Francisco.
Essas inúmeras casas e sobrados eram construídos com os materiais mais abundantes daquela época: pedras, areia, argamassa de conchas e óleo de baleia.
Igreja Matriz da Nossa Senhora das Graças
A melhoria econômica experimentada pelo povoado durante o século XVII deu forças para a construção de uma nova igreja no local da antiga capela. Assim, com ajuda financeira da população e mão de obra escrava, a igreja começou a ser erguida em 1699. Em estilo veneziano, possuía apenas uma torre e usou argamassa de cal, areia, conchas e óleo de baleia.
Várias obras modificaram a aparência original, sendo a mais drástica a de 1926, que abriu várias janelas e ergueu uma segunda torre.
Em seu interior, está uma imagem da padroeira com mais de quatrocentos anos e estátuas barrocas dos séculos XVII e XVIII. O órgão utilizado nos serviços religiosos foi trazido do Rio de Janeiro em 1823.
Mercado Público Municipal
O prédio foi construído em 1880 e foi o único centro comercial da cidade por várias décadas. Em 1928 sofreu uma ampliação e em 1976 foi restaurado. O interior abriga açougue, peixarias e lojas de artesanato.
Esta é a casa do meu avô Olivio Nóbrega, hoje, transformada em um escritório de advocacia. Ele foi deputado estadual por Santa Catarina e minha tia Rute foi vereadora por São Francisco do Sul. Em homenagem a ele, existe a rodovia Olivio Nóbrega.
Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras
A história do Brasil está intimamente ligada à navegação, já que o mar era a única forma de europeus e africanos chegarem à América. O Museu Nacional do Mar está totalmente voltado aos vários tipos de embarcações que fizeram e ainda fazem parte dessa história, com salas temáticas.
Em São Chico você encontra praias para diversos gostos, desde praias com águas calmas e cristalinas ideais para crianças e para a prática de mergulho, como também praias agitadas ideais para Surf e esportes aquáticos.
Comments