Dizer “não” faz parte do desenvolvimento moral da criança. A falta de tempo dos pais, devido à correria do dia a dia, faz com que seus filhos fiquem mais livres e independentes, contudo também crescem mais solitários e à mercê da falta de limites.
Um dos principais aliados dos pais nesta luta diária, é estabelecer uma rotina, que consiste em organizar e estabelecer os horários para a realização das diversas atividades que as crianças precisam cumprir a cada dia. Quando o tempo para cada compromisso é bem estabelecido, gera segurança, diminuindo a ansiedade e a desorientação. Além disso, uma rotina bem planejada ajuda na formação de bons hábitos e quando os bons hábitos são incorporados, castigos não são necessários.
Sempre que possível, faça algumas atividades diárias com o seu filho, evite fazer por ele. As crianças gostam de participar das atividades quando se sentem úteis. É desta maneira que seu filho adquire autoconfiança, pois está construindo sua autoestima, e por consequência, a cooperação se torna algo natural na rotina da família.
Como disse Lídia Weber, “Ter um filho feliz e bem educado é fruto de estratégias educativas e não de um golpe de sorte... Educar bem significa preparar seu filho para a vida, para ser autônomo e viver confiante.”
A autonomia do seu filho depende do que você permite e incentiva-o a fazer. É importante cultivar a responsabilidade para o desenvolvimento saudável da criança, e consequentemente, ela se tornará um adulto comprometido, responsável e capaz de se colocar no lugar do outro.
Educar envolve um novo desafio a cada dia, e por isso é tão importante que a organização da dinâmica familiar esteja bem estabelecida, e cada integrante da família exerça seu papel, pois quando existe desorganização, principalmente, dos pais em relação às regras e limites, faz com que aumente a possibilidade da criança ser mais agressiva, egoísta e sem limites, e tornando-se adulto com baixa autoestima, com dificuldade em viver em sociedade e lidar com frustrações. Portanto, saber impor os limites nas crianças de hoje faz com que os adultos de amanhã tenham maior habilidade em superar as dificuldades com mais equilíbrio e maturidade.
Yuna Akemi Minami Prado
Psicóloga -PUC-PR
CRP: 08/16814
Comments