Armando Cerci, nasceu em Avaí - SP em 30 de dezembro de 1929.
Veio de Colorado em 1954 com um jipe, atraído pelas informações de que aqui era uma das melhores cidades da região.
Na época era oficial de farmácia. Cruzeiro do Oeste era um município pujante, com uma agricultura desenvolvida, um comércio muito movimentado; aqui havia um giro muito grande de capital.
O que mais chamou sua atenção foi quando aqui pela primeira vez, notou que realmente seria uma grande metrópole regional, tendo observado o grande movimento.
O evento que presenciou foi a instalação da Comarca de Cruzeiro do Oeste, em 25 de agosto de 1960, quando então prefeito no período de 1959 a 1953 com inauguração do DER e da Coletoria Federal.
No passado tínhamos um movimento extraordinário, porém, hoje temos conforto, como por exemplo ruas asfaltadas, contudo não houve um progresso ordenado. As obras foram executadas, a cidade melhorou,mas a economia não acompanhou as necessidades dos nossos munícipes.
A maior expectativa era de que hoje fosse um município muito bem estruturado tento na economia como na educação.
A economia daquele tempo era a extração de madeira, café, milho, arroz e feijão em grande escala, A nossa economia piorou e muito, pois o próprio governo incentivou para o corte do café que neste período era um ciclo econômico forte que passou a decair. A pecuária substituiu o café e terminou trazendo sérias desvantagens para o município.
Seus amigos eram Sebastião José de Souza, Jorge Camargo, Amadeu Bernardelli, Amantino Tropeiro, Antonio Amado Noivo, Diva Goulart, Odete Oberg, Ortência Losiuk, Clotilde Zanferrari, Antonio Ribeiro Pereira, Artumiro Moura.
Para se divertir frequentava o cinema, jogos de futebol e visitava a casa de amigos.
“Valeu ter vindo para cá e muito. Aqui tenho cinco filhos, dos quais já recebi oito netos, Tenho ainda a esperança de ver este município progredindo na agricultura, no comércio, na educação,na saúde, enfim um Cruzeiro do Oeste ocupando o seu lugar no cenário de desenvolvimento do grande Paraná”.
Comments