Assumi! Pronto, falei, ufa! Que alívio... Passei 9 anos da minha vida com um cabelo que não era meu. 9 anos em que eu fui coagida pela sociedade de que o cabelo liso era bonito, o cacheado não. 9 anos em que eu sofri e perdi horas no salão de beleza, queimando meu couro cabeludo, com ardor nos olhos, com falta de ar, com dor na bunda de tanto ficar sentada, matando o meu cabelo e acabando com a minha saúde com uma escova que só tinha “ 0,2% de formol”. Assim que tive coragem de parar, e posso dizer que foi a primeira ação mais difícil, fui recebida pelos “amigos” com: “você é louca” “vai ficar estranho” “quero só ver no que isso vai dar”.
Logo após, passei 1 ano e 6 meses na transição capilar, toda vez que lavava meu cabelo, antes de escová-lo sentia minha autoestima no chão. Metade liso, metade cacheado, sem forma e sem definição, ficava literalmente um leãozinho. Domingo, tive a coragem. Passei a tesoura, que liberdade! Aquilo me deu uma emoção, uma sensação maravilhosa que não esquecerei jamais. É claro que logo após o BC encontrei diversos comentários desnecessários, vindos de pessoas que não me acrescentam e muito menos me importam.
Eu estou feliz, meus amigos de verdade me apoiaram, minha família, meu marido. Quero agradecer também a Deus porque eu precisei de uma coragem que eu achei que nunca teria. E para quem alisa, saibam que eu não sou contra, pois fiz isso por muito tempo. Deixo a questão: você se lembra de quem você era antes da sociedade impor quem você deveria ser?!
E paras as meninas em transição: CORTE, corte mesmo porque a vida é muito curta para a gente passar tanto tempo em transição!!!
Anna Marques Kikuchi (Cidade Gaúcha - PR)
Comments