top of page

Colunistas de Cruzeiro do Oeste e Região

Foto do escritorTG Treinamentos

A importância do Ensino Fundamental I



Outro dia eu estava em um supermercado e um senhor com cerca de 60 anos estava com um frasco de detergente na mão. Ele me perguntou se aquela marca de vinagre era boa. Naquele momento, imaginei uma cena tragicômica daquele senhor com sua família espumando ao comer a salada de alface. Mas, me contive e disse a ele que não era vinagre e sim, detergente e o levei até a prateleira onde estavam os vinagres.

Vivemos em um mundo altamente letrado, um mundo que vive em função da informação veiculada, principalmente, por meio de textos escritos e nos parece quase inimaginável que alguém consiga sobreviver sem saber ler e escrever, como era o caso daquele senhor.

Sabemos que a criança tem contato com o mundo da escrita praticamente desde o momento em que nasce, contudo, o aprendizado de forma sistemática ocorre, principalmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Isso ocorre porque vamos melhorando nossa capacidade de leitura e escrita durante toda a nossa vida se procurarmos aprimorar esta habilidade, com muita leitura e muita escrita.

Por isso, há uma preocupação crescente entre os pais de que seus filhos sejam bem alfabetizados para que possam ter êxito nesta sociedade letrada. Seja para a realização de concursos, para ingresso em grandes universidades ou para trabalhos, cujos salários sejam suficientes para uma vida mais tranquila.

O Colégio FACO se solidariza com os pais nesta preocupação e tem critérios bastante rígidos na contratação de professores para atuar em quadro docente, de forma especial aos professores alfabetizadores, para que nossos alunos, ao se tornarem adultos, sejam cidadãos críticos e participativos em suas comunidades, tornando nosso país mais justo e igualitário.


Prof ª. Janira Siqueira Camargo, Diretora Pedagógica da FACO, Psicóloga, Doutora em Educação.

0 comentário

Comments


bottom of page