Manter seu pet com a carteirinha de vacinação em dia, é uma alternativa importante para o controle e erradicação das principais doenças que podem afetar sua saúde e em casos mais graves, levá-lo a morte.
Para ser vacinado, seu bichinho deve ser avaliado por um médico veterinário, para verificar se está saudável e apto a receber a vacina, pois qualquer problema como diarreia, febre, infecções, vermes, pulgas e carrapatos, deve ser tratado antes da vacinação.
As vacinas caninas protegem contra: cinomose, coronavirose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose, além de influenza e adenovírus que afetam o sistema respiratório. Os animais devem ser vacinados desde pequenos (45 a 60 dias de vida), recebendo, inicialmente, três doses de vacina com intervalos de 30 dias e vacina antirrábica com 90 dias de vida. Deve ser feito o reforço anual de todas as vacinas, porém, neste caso, é recomendado apenas uma dose de cada.
Além das vacinas prioritárias, podem ser necessárias algumas vacinas específicas, dependendo do histórico do animal e da região em que ele habita. As principais vacinas específicas são contra giárdia (causada por parasita no intestino), a tosse dos canis (infecção respiratória aguda) e a leishmaniose visceral (doença grave transmitida pela picada do mosquito-palha).
A melhor forma de combater a doença é a prevenção. Mantenha seu pet saudável e com as vacinas em dia. Evite que ele tenha acesso à rua sem acompanhante, não ofereça comida nem aperitivos de casa e dê apenas ração de boa qualidade.
Paulo Victor Buck Mello
Médico veterinário CRMV-PR 13018
Comments