Existem muitos tipos de amor, mas o carinho de um tio pelo seu sobrinho vai mais além dos genes ou de um sobrenome: abraçam como pais, compartilham como amigos, brincam como crianças e cuidam como mães.
Mônica Giovana Coracini Szaroas se formou em Medicina em Alfenas, Minas Gerais. Os irmãos Coracini, claro, foram para lá. Pelo Facebook, acompanho suas postagens, a alegria está no ar e no coração desses três irmãos.
É um momento inesquecível para eles. Lá estão também o pai e o irmão da formanda: Miguel e Lucas, a felicidade deles , creio, não é menor que a dos tios. Vejo as postagens dos tios Mah Coracini, Rosana Coracini e Moisés Coracini e penso: “ Como ela deve estar feliz !” Ela ? Sim. A mãe de Mônica, Rose Coracini. Seu sonho era que a filha se tornasse médica.
Desde os primeiros anos de estudo da filha, investiu em boas escolas, sabia que a base era importante para um curso tão concorrido. Ela se foi e eles aqui, cumpriram o papel que a vida lhes deu: papel de tios. Partiu certa de que seus filhos seriam bem cuidados, o pai estaria aqui e no seu lugar de mãe, estariam os tios. Um núcleo familiar capaz de compartilhar cuidados e responsabilidades educacionais com os sobrinhos, provedor de felicidade, de cumplicidade e de detalhes inesquecíveis que marcaram a vida de Mônica Giovana seu irmão Lucas.
Por conhecer bem a história dessa família, sei que a alegria é tamanha, o senso de dever cumprido também, o compromisso assumido com a irmã se realiza. Sei também que esse compromisso é eterno. Mônica e Lucas sempre serão mais que sobrinhos, são os filhos da Rose, a irmã mais velha, que sempre cuidou deles, seja na infância, seja na adolescência, até o tempo que Deus lhe permitiu. O cuidado que terão com os sobrinhos por toda a vida não será uma forma de pagamento da parte deles, pelo que conheço, afirmo com certeza que será a continuação de um amor que perpassa gerações.
Escrevendo este texto, eu me sinto emocionada e ao mesmo tempo sinto uma presença ao meu redor. Escrevo com carinho sobre a filha, os tios e toda a família de uma pessoa muito especial: Rose Cleia Coracini. Na minha cabeça tem um texto falando sobre ela, no meu coração também, falta apenas eu colocar no papel. Não será muito fácil, mas vou fazê-lo.
Comungam com os tios essa alegria, Márcia Mesquiari, Marli Mesquiari, Marcos Mesquiari, Dona Geni, Tetuche, Dona Carmen, Seu Jorge, Valeriana Pegoraro, Marina Bernardelli, Euza Fiaux Caliali e eu, claro.
Edeliar Torres Saraiva
Parabéns Edeliar pela linda reportagem, como sempre conseguiu me emocionar muito. Esses dias que passamos lá foram inesquecíveis para todos e mais ainda para minha querida sobrinha Mônica pela realização do seu sonho, agora inicia mais uma etapa de sua vida. Posso te afirmar que a presença de minha querida irmã sempre esteve muito presente e sei que onde estiver está muito feliz.